domingo, 19 de setembro de 2010

Manutenção da massa muscular



Olá, pessoas lindas!
Hoje consegui uma folguinha para postar! Esses últimos dias foram bem corridos para mim!

Encontrei um artigo bem interessante sobre "A importância da manutenção da massa muscular"! Muitas pessoas ainda acreditam que quem faz musculação vai ficar "musculoso(a)"!! Muito pelo contrário: atualmente, a musculação é indicada até mesmo para idosos.


A lista de benefícios da musculação inclui diminuição do estresse, aumento da interação social, combate ao sedentarismo, a aterosclerose, controle da hipertensão  arterial, da obesidade, do diabetes mellitus, da osteoporose, etc.

Com o avanço da idade, aumenta a adiposidade (isto é, a taxa de acúmulo de gordura) e as pessoas começam a perder massa livre de gordura, principalmente na forma de músculos.

Os músculos também funcionam como a fornalha do sistema metabólico onde a gordura é queimada para gerar a energia que impulsiona o metabolismo. A taxa metabólica é simplesmente a taxa ou a velocidade com que o organismo queima calorias e, em última análise, é o metabolismo de um indivíduo que determina sua composição corporal. Com o passar dos anos esse processo metabólico de degradação e síntese protéica diminui, consequentemente a capacidade do organismo converter gordura em energia também se reduz.

O resultado é uma taxa metabólica mais lenta que predispõe o adulto em idade madura a sofrer mais perda muscular e ganho de peso indesejado.

Em um indivíduo de 20 a 30 anos, os músculos representam 60% da massa livre de gordura. No entanto, quando essa pessoa chega aos 70 anos, o índice de massa magra cai para menos de 40%. À medida que a massa livre de gordura diminui, os níveis de gordura corporal aumentam constantemente, juntamente com o risco de uma expectativa de vida mais curta.


Temos que nos cuidar a partir de agora se quisermos ser vovós (e vovôs) ativos e dispostos a brincar com nossos netinhos!!


Beijocas e bons treinos!
=*

Fonte: Probiótica (artigo completo)

3 comentários:

  1. Muito bom o texto. E bem interessante saber sobre a manutenção da massa magra, ainda sou nova, mas penso muito em como manter a massa magra que adquirir agora. Afinal, na musculação as coisas são sempre um trabalho a médio e longo prazo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Fran!! Eu também me preocupo muito em como farei para manter a massa magra! É muito importante a gente começar a partir de agora!! ;)
    Bjooo!

    ResponderExcluir
  3. Ehh amor, mais uma vez criando novas alternativas de incentivo a musculação...parabens!!! as pessoas realmente não sabem e nem imaginam os beneficios que os exercicios trazem, e mais, alem de trabalharem o corpo, os exercicios tambem trabalham a mente!!! beijo minha loira!!!...

    ResponderExcluir