quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Depilação a laser: dói, mas é bom!

Olá!!!! Tudo bem??

Já estava pensando em escrever sobre a depilação a laser, e ontem, conversando com uma amiga do trabalho, resolvi antecipar o post!!

Eu fiz, doeu... Doeu MUITO!! Mas, amei!! Recomendo pra todo mundo que conheço (inclusive homens!).

O que é afinal a depilação a laser?
O princípio da ação do laser é a Fototermólise Seletiva, que significa que algumas estruturas do corpo captam mais calor e energia do que outras quando submetidas a exposição da luz.
No caso da depilação, a melanina presente no pêlo, recebe a maior parte da energia, enquanto a pele recebe menos. A melanina é uma substância escura, e por isso capta mais a luz. O pêlo e sua base possuem grandes quantidades de melanina, a captação da energia através do pêlo, é transmitida ao folículo piloso, que acaba sendo destruído, eliminando a possibilidade de geração de um novo pêlo.  


Quem pode fazer?
Eu sempre ouvi dizer que as peles mais claras com pêlos escuros são as mais recomendadas pra esse tipo de tratamento. Veja aqui alguns tipos de pele (segundo Fitzpatrick):
I -Pele muito clara: sempre queima, nunca bronzeia (é aqui que me enquadro)
II -Pele clara: sempre queima e algumas vezes bronzeia
III -Pele menos clara: algumas vezes queima e sempre bronzeia
IV -Pele morena clara: raramente queima e sempre bronzeia
V -Pele morena escura: nunca queima e sempre bronzeia
VI- Pele negra: nunca queima, sempre bronzeia

Peles mais claras, com pêlos mais escuros e negros tem resultados mais rápidos. Quando a pele tende a ser mais escura, existe a necessidade de se utilizar energias menores, para evitar o dano à pele, e assim se perde eficiência, tornando os tratamentos mais demorados. O mesmo acontece com pêlos mais claros, e mais finos. Estes tipos de pêlo absorvem menos energia, tornando o tratamento mais demorado.
Se existem mais pêlos em fase inicial de crescimento o tratamento será mais efetivo, se existem menos pêlos nestas fases, ele será mais demorado .
Assim , não é possível determinar um número exato de sessões para o resultado, mas durante a consulta inicial o médico vai avaliar e discutir facilidades e dificuldades e fazer uma estimativa.
Mesmo assim, fiquem cientes que várias sessões serão necessárias, e isto varia de região para região do corpo e de paciente para paciente.
Pelo mesmo motivo, o tratamento não deve ser realizado em peles bronzeadas, porque diminui a eficiência e aumenta os riscos de complicações do tratamento.

Dói? 
Como eu disse no começo: siiiiiiiiiiim, dói!! Mas é uma dor rápida e que vale a pena!! Acho que não existe essa de que é indolor... O aparelho que usaram comigo foi o Light Sheer (se alguém tiver feito com outro aparelho, escreva pra mim!)!

Beijocas!
=**

Fonte: Naturale

5 comentários:

  1. Nossa, como dói! Vou pra 4ª sessão do Soprano, na primeira eu juro que escorreram umas lágrimas *rs* Mas acho que vai valer a pena sim, esse verão vai ser com uma preocupação a menos ;) Beijo!
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Eu estou muito ansiosa pra viajar e não ter que me preocupar com a depilação!!! rs
    Já estou na fase de manutenção!! =)
    Obrigada pela visita! ;)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Pra mim doeu tbm!!!Já fiz o Soprano e o Light Sheer, a diferença é que o soprano é menos dolorido mas em compensação o resultado é semi permanente e não definitivo.
    Mas conheço amigas(pacientes) que não sentiram dor, depende da sensibilidade de cada um né?

    ResponderExcluir
  4. Ficar livre de pêlos DÓIIII, né, amiga!?
    E isso é verdade, depende da sensibilidade de cada pessoa!! Mas até agora não vi ninguém dizer que não sentiu dor!!! rs
    Obrigada por me visitar aqui!!
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  5. É o mesmo que fotodepilação? Eu quero fazer, mas ainda tenho dúvidas! rs Mas adorei as suas dicas!

    ResponderExcluir