quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Limitações do Treinamento com Falha Total

Olá, amados!! Sumi um pouco, hein!? 

Hoje fui comprar um pote novo de Whey Protein e peguei a revista da loja... Estava lendo e achei um artigo bem interessante sobre o Treinamento com Falha Total, já que é muito praticado (inclusive por mim!).

Colocarei na íntegra, exatamente como está lá, ok!? 

"Treinar até a fadiga completa - realizando muitas repetições até a exaustão - é uma técnica popular utilizada em muitos treinamento "enlatados", difundidos amplamente em uma infinidade de academias. 

Pesquisadores espanhóis descobriram que treinar até a falha total mostrou ser menos efetivo do que o treino intenso com menos repetições. Eles estudaram remadores treinados que realizaram o treino até a fadiga completa ou treino intenso sem falha total durante 8 semanas. As melhoras na potência e na força muscular foram de 400 a 600% maiores no grupo sem fadiga (note bem: não foi citado o volume muscular). 

Apesar do treino com falha total ter um apelo de superação, ele prolonga o período necessário para a recuperação, e interfere nas demais atividades, especialmente nos atletas de outras modalidades (que não são bodybuilders). Períodos prolongados de treino "falha total" podem causar lesões nas células musculares, criando uma condição chamada de rabdomiólise (enzimas como a CPK podem se elevar em demasia no sangue e causar a falência renal). 

Não tenha medo de treinar pesado e de superar seus limites, mas use o bom senso sempre e a ajuda de um profissional preparado."

Fonte: Medicine Science Sports Exercise, in press, published online December 29, 2009 (Combat Sport) 

Eu tive ótimos resultados com treino "falha total"... Acredito que o importante mesmo é variar de tempos em tempos os exercícios que treinamos até a falha. 
Qual a opinião de vocês? 
Beijocas e bons treinos!
=**

2 comentários:

  1. Amora! :)
    Como eu poderia ter esquecido de passar no teu blog? Ele é maravilhoso... estou me atualizando aqui e lendo os posts passados.
    Qnt à falha total, eu sou uma medrosa, confesso, e sempre tenho medo de ir até a falha. Qnd tentava isso, ia até qse a falha. :P~ Até prq treino sozinha... mas quem sabe um dia eu não arrumo coragem.. ;)

    Obrigada por compartilhar tanta coisa boa.
    Xeruuu

    ResponderExcluir
  2. Amorinha,
    Você não sabe como fico feliz de ler um comentário seu aqui!!! Obrigada por me visitar!!
    Eu também tinha medo de ir até a falha, mas em alguns exercícios consigo ir agora!! ;)
    Tb treino sozinha, e às vezes acho muito ruim... Mas,não tenho escolha!! rs

    Um beijo enooorme!!

    ResponderExcluir