segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Musculação emagrece?

Olá, queridos do meu coração! Quanta saudade de postar aqui...
O tema do post de hoje surgiu de uma pergunta de um amigo de looooonga data!! Eu respondi objetivamente, mas ele pediu uma resposta mais elaborada aqui no blog... Considerei isso uma sugestão forçada. Então, vamos lá!!

Musculação emagrece? 

Quem pratica sabe que a resposta é SIM! Mas, por que? 

Existem diversos estudos que comprovam que a musculação é um excelente meio de reduzir o percentual de gordura, e os benefícios não se resumem apenas a diminuição do tecido adiposo. O treinamento com pesos estimula a síntese de proteínas musculares, melhorando sua estética e as funções do aparelho locomotor. 
Além disso, os benefícios obtidos com o uso de exercícios sobrecarregados serão mais duradouros devido a manutenção e até mesmo elevação da taxa de metabolismo de repouso, que parece ser relacionado com a massa muscular. 




E o que é essa tal de Taxa de Metabolismo de Repouso (TMR)? 

A TMR representa o gasto energético necessário para manter as funções vitais durante o repouso. Em geral, a TMR representa de 60 a 75% do total de energia gasta diariamente (o efeito térmico da respiração representa em torno de 10%; atividade física representa uma faixa entre 15 a 30%). Com os exercícios aumentamos essa taxa, utilizando mais energia no decorrer do dia. 


Atividades intensas (como a musculação) produzem maiores gastos calóricos e elevações na taxa metabólica de repouso por tempo e magnitude proporcionais a intensidade da atividade.


Gente, mas é claro que sozinha a musculação não faz milagres. Para obter todos esses benefícios, é necessário aliar a musculação a uma dieta equilibrada, com ingestão de proteínas, carboidratos de baixo índice glicêmico e gorduras boas. 


E, por favor, levar o treino a sério o ano todo também é importante! Lembrar da sala de musculação somente quando o inverno vai embora também não trará o abdômen dos sonhos! Sejam realistas (puxo a orelha meeesmo!)


Fonte: Blog da Luciana Magalhães e Prof. Paulo Gentil (artigo na íntegra aqui)


Beijocas e bons treinos!
=**

Um comentário:

  1. Obrigada por passar lá no blog! Você tá sumida! Aposto que é o casamento, né? Deve ser MUITA coisa pra organizar! Desejo toda a felicidade do mundo pra você e o futuro marido ;) Beijos!

    ResponderExcluir