terça-feira, 22 de março de 2011

Condromalácia Patelar

Olá, amores! Quanto tempo, hein!?

Confesso que dei uma desanimada com as postagens. Desde dezembro venho sentindo dores no joelho esquerdo, e isso começou a limitar alguns movimentos na academia (agachamento e leg press). 
Tirei férias, fui viajar e fiquei uns dias afastada da academia, então achei que tudo ia melhorar... Doce ilusão!! Em janeiro a dor continuava, mas só criei coragem pra ir atrás disso na metade de fevereiro. 

O diagnóstico: condromalácia patelar (ou síndrome da dor patelo-femoral ou joelho de corredor). Esse nome bonito (oi?) significa que estou com uma doença degenerativa que acomete a cartilagem da patela.
O médico chegou a essa conclusão depois do exame clínico e ressonância magnética. 

Assim como 99% das pessoas, fui procurar no Google maiores informações sobre isso! Encontrei o blog do Dr. Rodrigo Zuccon e lá os sintomas descritos são esses: 

1) DOR na região anterior do joelho (atrás da patela) ao subir e descer escadas; ao fazer exercícios físicos, ao levantar de uma cadeira, ao agachar-se e até mesmo ao manter o joelho flexionado por períodos prolongados; 

2) CREPITAÇÃO E ESTALIDOS atrás da patela ao flexionar e extender o joelho, por vezes audíveis; 

3) EDEMA E DERRAME ARTICULAR que são ocasionados pelo acúmulo excessivo de líquido sinovial formado no processo inflamatório.

No meu caso, sinto dores e também ouço os estalidos ao subir escadas, mas não estou com edema e nem tive derrame articular (ufa!). 

A solução? Para o estágio em que estou, alongamento dos posteriores de coxa e panturrilhas, fortalecimento de quadríceps com isometria e fisioterapia são as principais recomendações. O dr. também pediu que eu fizesse compressas de gelo sempre que possível. Nos estágios mais avançados, o médico pode prescrever condroprotetores, antiinflamatórios, viscosuplementação intra-articular e tratamento cirúrgico (artroscopia). 

Agora tenho que me cuidar para que a recuperação seja completa. E rápida (amém!).
Torçam por mim!!! =) 

Fonte: Patologias do Joelho e Wikipédia (e meu médico e instrutores queridos)

Beijocas e bons treinos!
=**

21 comentários:

  1. Eu também tenho condromalácia. Aliás, eu teho já uma condropatia de grau II, para ser mais exacta. Também começou assim, com dores na interlinha articular quando corria ou saltava. Parei todos os exercícios de perna, fiquei só a fazer exercícios para o bumbum que não envolvessem carga no joelho e assim que veio a ressonância estou livre para fazer tudo, desde que fortaleça o vasto medial, que é o meu problema. Tenho os glúteos e o vasto lateral masi desenvolvidos, puxando a rótula para fora e causando desgaste da cartilagem articular...

    Continua com dores? As minhas, após duas semanas de repouso só fazendo superior, já passarem.

    Beijo

    (Visito seu blog de vez em quando!! ;) )

    ResponderExcluir
  2. Olá, Catarina!! Muito obrigada pela visita!!
    Então, meu problema também está sendo esse, tenho que focar o fortalecimento do vasto medial, mas meu médico pediu pra fazer somente exercícios em isometria!!
    Você não sente mais dores? Quais exercícios você fez?

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  3. A dor passou com repouso. Não posso correr nem saltar. Andava mais devagar e evitava saltos altos. Em duas semanas passou a dor. Só fazia exercícios com caneleiras para o glúteo. Deixei de fazer avanço, agachamento, leg press, lex extension e leg curl. (É mau, eu sei).

    Fiz muita bicicleta (cuidado para regular o banco de forma a que o joelho fique quase em extensão), evitando a posição de pé. Evitei esteira e pular à corda (que adoro).

    Passou naturalmente...agora estou voltando à rotina, com alguns cuidados com o peso ainda. Faço isometria na leg extnsion para desenvolver o vasto medial...e é só! =D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Menina!! Em momento algum ele me pediu repouso!! Passei a evitar salto alto, mas preciso usar de vez em quando...

    Esteira (que é o que eu mais fazia) não faço mais! E os demais é aquilo que falei mesmo... Vou voltar a fazer fisioterapia amanhã...

    É ruim isso, né!? A gente fica muito limitada!! Mas estou tomando todos os cuidados!

    Vou contando como está minha evolução! =)

    Muito obrigada novamente!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  5. Repouso ele também não me recomendou...mas coincidiu com uns exames da fac e passei a treinar só 2 ou 3 vezes por semana, mais superior e bicicleta.

    Graças a Deus não preciso de fisioterapia!!

    É muito chato...mas com a saúde não se brinca. Não quero nada ser uma velhinha limitada. Tou tomando suplemento de glicosamina e sulfato de condroitina, vitamina E e outras...

    Força!! E cuidado...Continue com o blog! Adoro ler! Visite o meu de culinária, se gostar!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Ahh, entendi...
    Hoje cedo conversei com uma menina da Austrália que tem esse mesmo problema e ela também disse que começou a tomar sulfato de glucosamina e condroitina! Melhorou bastante!!

    Vamos lá!! Melhoras pra gente!!! Se Deus quiser não seremos velhinhas limitadas!! =D

    Vou continuar com o blog, sim!! Eu desanimei por causa desses probleminhas, mas prometo não abandonar!!

    Acabei de visitar o seu e estou lendo!! Receitas maravilhosas!!!

    Um beijão!!

    ResponderExcluir
  7. eitaaa que eu tô lascada, rsrssr! Otimo texto loira!

    ResponderExcluir
  8. Vai atrás, Patiiii!! rs
    Obrigada!! =)

    ResponderExcluir
  9. Oiiii, tbm tenho esse problema ha + de 1 ano... mas nao parei de treinar nao, continuo fazendo agachamentos mas só 90°, doer as vezes dói mesmo... passa a dor fazendo bastante alongamentos,peguem uma toalha de rosto, deitada e poe na ponta do pé, alongando o posterior e bastante gelo 20 min 4x por dia... ajuda tbm,eu nao melhoro pq sou relaxada, eu confesso rs...acabo deixando de lado, mas qdo faço certinho melhora bem!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiee, querida!!
    Ahh, eu parei de fazer agachamento pq sinto muita dor, estalos, mesmo até 90º...
    A alternativa é agachar e manter em isometria por alguns segundos!! Acredito que esse movimento estará no meu treino novo (que começo na 2ª feira!).
    Nossa, realmente esse alongamento com a toalha é ótimo, parece que logo depois que termino de fazer melhora um pouco... Fiz bastante na fisio, mas no dia a dia acabo "esquecendo" de fazê-lo!!
    Obrigada pelas dicas e pela visita!! ;)
    Um beijão!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o blog ! Conheça o meu e acompanhe as postagens sobre mudança de corpo...é uma espécie de diário, minha história !

    http://referenciadeluxo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. ola galera eu tenho isso tb , asim diz o medico pq na minha resonancia magnetica nao deu problema de condromalacia nao deu uma tal de plica , mais meu medico falou q a resonancia deu erro e eu tenho esse problema de cartilagem , pois bem ja faz 6 mes que to fazendo fisioterapia , ela um certo camarada me falou de uma parada de sebo de carneiro capado , ja to usando isso a 1 semana e meu joelho agora e outro nao sinto mais nada nen dor mais nada e ja voltei a surfa cademia e joga bola tudo que eu fazia antes , melhor tudo sem dor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, onde encontro esse sebo de carneiro? sabe dizer??? obrigada!!!

      Excluir
  13. Oi, fui diagnosticada com Condromalácea Grau 4 e Meniscos nos dois joelhos,a 2 anos me tratei com Arpadol e Artrolive. Após este período apresentei intolerância e o medico trocou para Artrodar e Glucoreumin só que eu não entendi se a troca e só pela intolerância ou meu estado agravou, já, que a cirurgia ele descarta, pois, acha que sou nova (43anos) e é inevitável no futuro a utilização de cadeira de roda. Ainda faço trabalho Muscular e tratamento com Acupuntura, Mocha e Chiatissu. Acho relevante falar que trabalho três períodos (60h semanais). Se for possível gostaria de obter seu diagnostico e comentário sobre a medicação. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  14. Olá, ha alguns anos fui diagnosticada com condromalácea grau 3, ocorre que engravidei aumentando meu peso em 20 kg. Meu joelho esquerdo está péssimo, sei que preciso inicialmente eliminar os quilos extra, porem, gostaria de saber o que posso fazer para fortalecer os joelhos para voltar a correr. Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Olá, bom dia! ....enfim, gostaria de saber se pedalar é bom ou ruim para quem tem condromalácia, já que não posso mais correr e nem jogar futebol, entre outros!!!!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Eu quero saber se posso fazer exercícios na bicicleta ergométrica?

    ResponderExcluir
  17. Oi pessoal.
    Também tenho Condromalacia Patelar e o médico que fui me diagnosticou sem ao menos pedir uma ressonância magnética. Preciso voltar a fazer atividade física... mas não sei o que fazer.... alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  18. Oi pessoal.
    Também tenho Condromalacia Patelar e o médico que fui me diagnosticou sem ao menos pedir uma ressonância magnética. Preciso voltar a fazer atividade física... mas não sei o que fazer.... alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  19. Sebo de carneiro ´´e muito bom mesmo pra condromalácia, ele tira a inflamação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho CondroMalácia e hj estou começando a passar o Sebo De Carneiro, realmente ajuda??

      Excluir