terça-feira, 30 de novembro de 2010

Celulite: o que é, como surge e dicas para evitar - Parte I


Olá, gente linda!! Tudo bem?
Desculpem-me pelo sumiço... Vou me esforçar para postar com mais frequência!! 

O tema desse post é bem conhecido da maioria das mulheres (eu diria que 99% delas!): a celulite!
Mas, afinal, o que é a celulite? Por que elas aparecem? Como evitá-la?
Vamos por partes!

O que é a celulite?
A celulite é o nome carinhoso para lipodistrofia ginóide, uma condição que afeta o tecido subcutâneo, em especial o tecido gorduroso. Geralmente apresenta-se na forma de irregularidades na superfície da pele devido a alterações nas camadas de gordura subcutânea. Sua aparência é de covinhas ou rugosidades horrorosas tipo casca de laranja.


Por que a celulite "surge"?
Tudo começa com os lipócitos, que são as células de gordura. Os lipócitos apresentam pequenos vacúolos de gordura distribuídos pelo seu interior. Estes vacúolos recebem o excesso de gordura da alimentação. Com o aumento da deposição de gordura nos vacúolos, eles vão se aproximando um do outro, e acabam se juntando, aparecendo outro grande vacúolo que ocupa quase toda a célula.
Com a deposição de gordura, a célula toda aumenta de tamanho. O tecido gorduroso que fica embaixo da pele é formado por um grande número de lipócitos. Entre os lipócitos correm os vasos, as artérias que trazem  o sangue, oxigênio e nutrientes e as veias e linfáticos que transportam o sangue e os produtos do metabolismo de volta para a circulação num processo contínuo. 

Os homens tem celulite?
A principal diferença entre homens e mulheres nesse caso é a presença das fibras no tecido gorduroso, que separam os  grupos de lipócitos. É por causa das características destas fibras que as mulheres desenvolvem celulite e os homens não. Nas mulheres as fibras são finas e perpendiculares a pele, ligando a pele ao tecido muscular mais  profundo. Nos homens as fibras são mais grossas e se ligam à musculatura de forma oblíqua. Quando aumenta o tamanho do tecido gorduroso na mulher por causa da acumulação de gordura, este tecido se expande em direção à pele e quando o mesmo acontece no homem, as fibras resistem à expansão em direção à pele e dirigem o tecido gorduroso em direção a profundidade, não aparecendo assim as irregularidades da celulite.


Como evitá-la
Gente, não tem muito segredo: alimentação saudável e exercícios físicos são os salvadores!! 
- Consuma fontes magras de proteína. Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas.
- Evite alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, pães e bolachas recheados, chantilly, biscoitos amanteigados, sorvetes.
- Consuma alimentos isentos de açúcar refinado, ou seja, pão integral, arroz integral, macarrão, batatas e frutas. Na vontade de comer um doce, prefira uma barra de cereais (ou a amada gelatina light).  
- Alimentos integrais são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino.
- Prefira alimentos que não contêm sal na sua formulação como bolacha água, margarina sem sal, vegetais em geral, temperos naturais; pois o sal ajuda a reter líquidos no organismo.
- Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas; prefira sucos naturais ou água.
- Realize exercícios físicos para favorecer a queima de gorduras.

Cremes anti-celulite funcionam?
Segundo a dermatologista Paula Cabral, da Clínica Hagla, no Rio de Janeiro, esses cremes agem aumentando a circulação local e favorecendo a eliminação de toxinas, desde que exista água para diluí-las. Os cremes podem possuir cafeína e ioimbina, por exemplo, que atuam como um termogênico, promovendo o aquecimento superficial da região e funcionam na fase inicial quando associados à ingestão de água, atividades físicas e alimentação saudável.

Vamos combater essas horrorosas!!!  

Beijocas e bons treinos!
=**

4 comentários:

  1. uhuuu showww esse post hein! esclareceu todas minhas duvidas, obrigada anja loira! e parabéns pela bela pesquisa do post. bjus

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Beca ! Muito bem explicado =)
    Fim nelas!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, minhas lindas!!!
    Logo mais publicarei a Parte II!!! rs
    Beijocas!!!
    ;)

    ResponderExcluir